quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

3 notas sobre a capa da Veja Star Wars

Hoje tem 3!

E ficou como uma mini-retrospectiva pois usamos imagens que já tínhamos comentado em posts anteriores (aproveite e dê uma olhada nos posts anteriores!)

Revista Fórum escreveuA Época, por exemplo, vem com a chamada “O poder do Supremo”, em clara alusão à decisão desta semana; a Carta Capital seguiu a mesma linha na capa e veio com a manchete “O STF freia Cunha”. A Istoé foi por um outro lado com a capa “A confissão de Bumlai” mas ainda manteve a atenção voltada para a política, assunto que movimentou o noticiário nacional esta semana. Os jornais diários, inclusive, mantiveram a preocupação de pautar aquilo que levou brasileiros às ruas essa semana: os rumos do governo. A Folha de S. Paulo, por exemplo, deu destaque neste domingo (20), à queda da desaprovação do governo Dilma no Datafolha; enquanto oEstadão falou sobre a nomeação do novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa.
A Veja – um dos veículos impressos de maior circulação nacional -, no entanto, decidiu esquecer tudo aquilo que repercutiu em seu site ou as capas políticas de outras semanas – em sua maioria com ataques diretos ao PT – e, justamente naquela semana em que Cunha sofre uma de suas maiores derrotas, muda de assunto e coloca na capa “o futuro da saga” de ‘Star Wars’.
Madô não gosta do Levy mas acha uma sacanagem que deram tanta atenção para ele e depois nem ligarem muito quando saiu. Mas Veja é assim mesmo, ela usa as pessoas para sustentarem uma posição e depois descartam. Levy foi usado como imagem de uma economia que os neoliberais defendem e como o desempenho econônico foi ruim foi esquecido. Há outros casos, por exemplo o biógrafo de Che se sentiu usado, e no caso da questão indígena, um antropólogo disse que Veja fabricou uma declaração sua, a questão está na Justiça.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário