segunda-feira, 28 de setembro de 2015

REPLAY: Arrevista presidente (o sonho do editor da Arrevista)



Outro dos tempos de Lula.

Dizem que piada explicada perde a graça, mas vou acho que vale a pena correr esse risco e colocar umas considerações:

O quadrinho sintetizou de uma forma engraçada algo que se pensarmos bem é muito sério: substitua o "ir ao banheiro" por medidas que o presidente queria tomar mas a oposição não quis deixar e o "mijar nas calças" por consequências da medida governamental não ter sido tomada. "Quer passar por cima da oposição?", "só vocês sabem o que fazer?" foram baseadas nas falas reais da oposição em vários assuntos da política pública, que, é claro, diferente do "mijar nas calças" não causou repercussão, mas tiveram consequências, consequências estas não apenas para o dono das calças mas para o país como um todo. Se a oposição comemora a "calça mijada"? Claro! Qualquer coisa que tenha contrariado o governo é comemorado, e, vejam bem, muitas vezes prejudicando o país.

Querem ver?

Substitua:

"Querer ir ao banheiro" por "construir trem-bala para a Copa"
"oposição não deixar" por "Serra atrapalhar os planos"
"mijar nas calças" por "trem-bala não saiu"

e você tem uma coisa assim:

(de http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,serra-diz-que-merece-medalha-por-ter-atrasado-trem-bala,1603244)

Daí pergunto: quem está de calça mijada? Não somos nós?

Podemos pensar em outros exemplos, como a Dilma ter proposto participação popular, e a oposição ter dito que era "autoritário", "bolivariano", etc



Em São Paulo o prefeito Haddad (PT) quis reajustar o IPTU (esse reajuste era obrigatório), houve uma gritaria contra o reajuste, e até mesmo as pessoas que passariam a pagar menos estavam contra Haddad, pois foram levadas a acreditar que pagariam mais. (Quando IPTU é um imposto progressivo, quando os ricos pagam mais e os pobres, menos). Até pobres acabaram aplaudindo quando a Justiça barrou o reajuste do IPTU 2014. Para o IPTU 2015 a Justiça liberou o reajuste (sim, o mesmo reajuste, a lei 15.889/2013) e como resultado, metade da cidade teve isenção ou redução do IPTU 2015. O interessante é que a prefeitura devolveu R$ 196 milhões para as pessoas que acabaram pagando a mais, mas não cobrou daqueles de pagaram de menos:

"Cerca de 1,6 milhão de contribuintes que teriam aumento do IPTU em 2014 precisariam pagar a diferença ainda neste ano mas não terão de fazer um pagamento adicional até o fim de 2014. Para os contribuintes que deveriam ser isentos ou teriam redução do seu IPTU em 2014, cerca de 454 mil, a Prefeitura fará a compensação ou restituição dos valores pagos a mais." (de http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/11/isencao-ou-reducao-do-iptu-em-2015-atingira-metade-dos-domicilios-em-sp.html, o gráfico acima também é do G1, note que 40% + 12% é até mais da metade e representam isenção ou redução do IPTU)

Colocando uma legenda do óbvio (o que é necessário nesses tempos): Não houve revanchismo contra os ricos (contrariando o que dizem que o PT faz).

Então para encerrar, deixo uma questão para reflexão: dizem que a crise econômica agora do governo Dilma é culpa do próprio PT não ter aproveitado os bons anos do período Lula para implementar reformas, mas será que a oposição deixou essas reformas acontecerem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário